blog-detail
21, June de 2022

Cláudia Martins & Minhotos Marotos animam a ‘noite mais longa do ano’

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia por covid-19, as festividades de São João estão de regresso. Cláudia Martins & Minhotos Marotos estarão presentes em várias festividades a norte de Portugal, prometendo levar muita animação e música.
Na quarta-feira, dia 22 de junho, as festividades do S. João de Braga, tem um dos seus pontos altos nos Cantares ao Desafio, no Parque da Ponte, a partir das 22h00, com a presença de Cláudia Martins, Borguinha, Naty Vieira, Irene Silva, Zé de Braga, Ângelo Veloso “Anjinho”, e Maria Celeste. O Parque da Ponte situa-se no extremo sul da Avenida da Liberdade, é palco habitual de arraiais são-joaninos. A música mistura-se com os diversos pontos de comes e bebes num espaço com árvores, jardins, esculturas, um lago, mesas de piquenique e instalações sanitárias. A parte exterior – que é também a mais antiga – cresceu em redor da Capela de S. João da Ponte, construída em 1616. É lá que se celebra, no dia 24, às 11h, a Eucaristia Solene do Nascimento de São João Baptista. Em tempo de pandemia, os Cantares ao Desafio fizeram-se online.
No dia 23 de junho, quinta-feira, a banda minhota estará no S. João do Porto, no The Yeatman hotel. Esta unidade hoteleira, situada em Vila Nova de Gaia, tem uma das melhores vistas para o Porto e promete uma noite de S. João diferente, com um menu especial, barraquinhas típicas, animação, música tradicional portuguesa ao vivo e pela meia-noite o habitual espetáculo de fogo de artificio, que este ano, devido às obras na ponte Luiz I, será lançado a partir de estruturas flutuantes no rio Douro. 
Os grandes eventos estão de regresso à cidade e ao concelho de Oliveira de Azeméis, em particular o programa de animação ‘37.20’. Cláudia Martins & Minhotos Marotos irão atuar na Praça da Cidade a partir das 20h00, com entrada livre. O objetivo desta iniciativa é proporcionar uma oferta cultural, que leve o público oliveirense a desfrutar dos vários espaços da cidade.
Junho é o mês dos festejos dos Santos Populares com inúmeros arraiais e marchas. Com festas de norte a sul, A festa de São João é comemorada de norte a sul de Portugal e em Tabuaço, distrito de Viseu, estas festividades são vividas de forma especial. No centro da vila de Tabuaço, o dia de São João é celebrado durante a noite do dia 23 com as tradicionais marchas luminosas e no dia seguinte tem a missa solene seguida da procissão com os diversos andores das freguesias do município e durante a noite nos céus da vila pode apreciar-se o fogo de artificio. Ainda neste âmbito, Cláudia Martins & Minhotos Marotos estarão em Tabuaço, a partir das 22h00.