blog-detail
02, June de 2022

Cláudia Martins & Minhotos Marotos animam os Petiscos do Pescador, em Quarteira, Algarve

Cláudia Martins & Minhotos Marotos estarão nas Festas da Campa do preto e das Cerejas, em Gemunde (Castelo da Maia) no concelho da Maia. O programa contempla a Feira de Rua, entre as 10h00 e as 24h00, e que decorre entre o dia 27 de maio e 5 de junho.

A banda minhota estará em palco no dia 03 de junho, a partir das 22h00.

A lenda da Campa do Preto é uma tradição popular da Maia, que tenta explicar a origem do lugar com o mesmo nome, em Gemunde, freguesia do Castêlo da Maia. Segundo a lenda havia em tempos um fidalgo, da freguesia de Guilhabreu, que pretendia violar uma moça que por lá passava.  Ao tentar fugir do fidalgo, a rapariga refugiou-se numa grande seara.  Sabendo disso, o senhor mandou incendiar a seara e ordenou aos seus escravos que guardassem as suas saídas, de forma que a moça não escapasse da morte certa. Porém, um escravo de personalidade justa e de educação cristã decidiu pôr cobro à injustiça e deixou que a rapariga fugisse. Sabendo disso e cego de fúria, o fidalgo mandou que o prendessem pelo pescoço a um cavalo, que se pôs em corrida logo que chicoteado pelo senhor, só parando na hoje conhecida Campa do Preto, onde, diz a lenda, estão depositados os restos desse escravo negro.

Ainda nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, o Passeio das Dunas, em Quarteira, Algarve, acolhe a festa Petiscos do Pescador, numa iniciativa onde a cultura e a gastronomia se juntam, para celebrar a grande tradição piscatória desta região.

A banda Cláudia Martins & Minhotos Marotos, os Irmãos Verdade, Nemanús e Oitentamente, são alguns dos artistas que irão estar presentes neste evento.

A tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa, acontece no dia 4, pelas 18h00 e no mesmo local de sempre, no areal em frente à Praça do Mar. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado e, neste momento, distribuído pela população. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.

No domingo o baile começa pelas 18h00 e pelas 20h00 sobem a palco Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

“Estamos muito entusiasmados por poder voltar ao Algarve, onde já demos alguns concertos e fomos sempre muito bem recebidos”, refere Cláudia Martins, vocalista da banda Minhotos Marotos.

Será a primeira vez que a banda de Guimarães atua na festa Petiscos do Pescador. “As expectativas são muito elevadas porque é uma terra de tradições Quarteira, e nós queremos trazer as tradições do Minho, e vai certamente ser uma noite bem passada”, acrescenta Cláudia Martins.

Petiscos do Pescador 2022, tem entrada livre e é uma organização da Quarpesca, Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.