blog-detail
28, April de 2022

Festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Torreira, vai levar novamente a procissão à Ria dois anos depois

Os festejos têm início logo no dia 28 de abril, pelas 20h30, com a procissão em honra de Nossa Senhora das Candeias. No sábado dia 30 de abril, os festejos são retomados logo pelas 8h00 com a alvorada. No domingo, dia 1 de maio, pelas 10h00, haverá missa solene seguida de procissão com bênção dos barcos no mar e na Ria. Em 2019, o último ano em que a festa se realizou antes da pandemia, esta procissão levou cerca de 16 andores, quatro deles, barcos tradicionais, barco de mar e barco moliceiro da Ria de Aveiro.

Pelas 17h00, Claúdia Martins & Minhotos Marotos, vão animar os festejos com um espetáculo dinâmico e novos temas, e onde não vão faltar os cantares ao desafio.

“É para nós motivo de grande alegria estar nesta festa, pela tradição que representa, mas acima de tudo por ser a expressão de um povo”, afirma a artista de Guimarães.  

Esta iniciativa foi retomada em 2010, após mais de 30 anos sem se realizar. Com uma comissão de festas formada essencialmente por pescadores, estes festejos realizam-se no fim de semana do primeiro domingo de maio.

“Vamos apresentar um espetáculo novo, com cenários diferentes, com vários momentos em que o público é convidado a interagir, sentindo-se parte integrante deste momento musical”, explica Claúdia Martins. 

A Torreira é uma freguesia do concelho da Murtosa, situada nas dunas entre o canal-norte da ria de Aveiro e o mar.

Cláudia Martins & Minhotos Marotos vão animar as festas do Senhor da Boa Morte, em Ventozelo, Mogadouro, no próximo sábado, dia 07 de maio.

A banda de Guimarães, vai apresentar o espetáculo inserido na Tour 2021/2022 – Orgulho em Ser Português.

Os festejos começam na sexta-feira, dia 06 de maio, com um programa religioso e animação de rua. No sábado, dia 07 de maio, depois da missa solene, a nova comissão vai “receber a festa”. O arraial tem início pelas 21h30 com a banda TC Music. Pelas 23h00 sobem a palco Cláudia Martins & Minhotos Marotos, com um espetáculo dinâmico e novos temas.

“Estamos muito contentes por estar pela primeira vez em Ventozelo”, afirma Cláudia Martins.

“Estes festejos tem um simbolismo muito grande pela história que representam, e podermos estar aqui a celebrar com o povo, é para nós uma grande responsabilidade, mas acima de tudo uma grande alegria”, reitera a atriz.

A Capela do Senhor da Boa Morte, situa-se na entrada da aldeia de Ventozelo, e foi construída no século XVIII. O interior desta capela é o mais representativo, com as suas pinturas no teto da nave consideradas entre os séculos XVII e XVIII e representando episódios da Paixão de Cristo.

Ventozelo localiza-se no extremo nascente do Concelho de Mogadouro, a cerca de 18 Km da sede concelhia, junto ao Rio Douro, que serve de fronteira natural com Espanha. Com área de 2,4 Km2 tem como freguesias limítrofes Peredo de Bemposta, Tó, Vila de Ala, Vilarinho dos Galegos, assim como a vila espanhola de Adeia D’Avila de la Ribeira.