blog-detail
17, March de 2022

Vimaranense Cláudia Martins e Minhotos Marotos participam em projeto pioneiro em Portugal

A vimaranense Claúdia Martins e Minhotos Marotos participam em projeto pioneiro em Portugal, em parceria com a Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz – ABESRA – que tem proporcionado experiências sensoriais aos seus utentes através da mobilização de tecnologias digitais para a promoção e prevenção da saúde física e mental do idoso recorrendo à Realidade Virtual.

Neste âmbito, e consequência das limitações de mobilidade da Pandemia, a ABESRA em parceria com a Amplified Creations, criaram visitas virtuais com recurso a óculos com tecnologia de realidade virtual permite visualizar ambientes em realidade virtual, através de vídeos 360º, onde o utilizador pode olhar a toda a volta e ter uma experiência totalmente imersiva e inclusiva. Os vídeos 360º são acompanhados de som direcional captado pela câmara, o que torna a experiência completamente isolada do mundo real.

Claúdia Martins e os Minhotos Marotos foram convidados a integrar o projeto com um momento musical gravado no Museu Nacional do Vinho, em Alcobaça. A alegria e as “marotices” que tão bem caracterizam a banda, estiveram presentes e prometem animar as várias dezenas de idosos que usufruem do projeto, ainda num formato piloto.

O uso da Realidade Virtual possibilita reativar estímulos cognitivos e neurológicos nos idosos que recuperam mais facilmente movimentos, emoções e memórias, impulsionadoras de equilíbrio psicológico, e o feedback tem sido bastante positivo, sendo possível verificar melhorias nos utentes. O objetivo da integração de tecnologias digitais, é o alargamento das dinâmicas terapêuticas, aumentando exponencialmente os impactos diretos na saúde mental, física, emocional e relacional deste público-alvo. Ainda envolvidos neste processo terapêutico estão presentes a Terapia Ocupacional, a Terapia Sacro-Craniana e Visceral, a Ludoterapia, a Musicoterapia, o Yoga e a Enfermagem de Reabilitação.

A adoção de tecnologias de Realidade Virtual no processo de reativação de memórias e sensações, valoriza a componente sinérgica da estimulação ao idoso.

O projeto Mais Imersão possibilita desta forma revisitar atividades que fizeram parte da identidade da pessoa, enquanto colaborador de uma organização ou instituição, recordando os seus tempos áureos como adultos ativos em grupos de trabalho como é exemplo, a apanha da fruta, a vindima, a cestaria entre outros; Proporcionar uma viagem virtual guiada a um local que se conhece, e que se gostaria de voltar a revisitar, ou mesmo, aquele local que não se conhece, mas que se deseja conhecer, como são exemplo visitas a museus, cidades e a locais religiosos.

O objetivo primordial é voltar aos locais onde é possível recuperar o sentimento de pertença e onde as memórias são significativas, o que os vai imergir em ‘viagens sonoras’ associadas ao mindfulness, convidando cada um a mergulhar em ambientes que lhes permitem sair do local onde se encontram, libertando-os das suas emoções menos positivas e da ansiedade. 

Associado a outras terapias, o incremento da tecnologia de Realidade Virtual em intervenções com os idosos, ativa exponencialmente o envelhecimento saudável e melhora a condição biopsicossocial do idoso.

O projeto Mais Imersão está integrado na Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social - Mais Alternativas Sénior, a decorrer desde 2019 e financiado pelo Portugal Inovação Social e pela Câmara Municipal de Alcobaça.

A ABESRA - Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz - é uma instituição particular de solidariedade social fundada em setembro de 1941, com o seu foco no serviço de Apoio Domiciliário, de forma especializada e diferenciada.

A ABESRA tem como principal objetivo e público-alvo a promoção de cuidados à pessoa Idosa, primando pela manutenção da Qualidade de Vida e de cuidados especializados. Potenciar a permanência dos idosos no seu meio social e familiar é um dos nossos maiores focos.